quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

COMER FÍGADO FAZ BEM OU MAL?




APRENDENDO MAIS SOBRE O FÍGADO DE BOI E O NOSSO FIGADO.


Lendo essa matéria  METABOLIZANDO O CONHECIMENTO, fiquei pensando...se o fígado é um órgão básico de coordenação fisiológica , foi feito para trabalhar a favor do nosso organismo , é responsável pela distribuição do que é bom , vitaminas ,sais e etc e tem função reguladora, filtrar materiais pesados ,toxinas do organismo de medicamentos, drogas ,gorduras ,álcool e tudo que não é bom para nosso organismo porque comer o fígado de boi faz bem pra saúde?.
Agora leia o restante da matéria e pare para analisar, primeiro o fígado filtra o que não é bom para nosso organismo e joga fora, e depois comemos o filtro ( Figado) com todo os resíduos dentro ?

Além disso, animais em geral, não só o boi, vivem recebendo hormônios, antibióticos, como  o arsénio, cádmio e chumbo, que , de acordo com a Agência de Proteção Ambiental, possuem uma tendência a se acumular no fígado bovino de corte durante sua vida útil, e estas toxinas acumuladas são passadas para os humanos que ingerem os fígados. Esses fígados bovinos de corte, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, ainda podem conter medicamentos veterinários e pesticidas, que afetam profundamente o organismo.

você vai dizer: Mas ele também tem outras funções  como por ex:


E tem Mais...O fígado dos animais também é responsável por importantes funções no corpo, como produzir colesterol, armazenar glicose e produzir proteínas, mas além disso, o fígado também é responsável por desintoxicar o organismo de medicamentos, drogas e álcool. Assim, quando o animal é somente criado para o abate e toma vacinas e outros medicamentos, seu fígado pode ser afetado, podendo também prejudicar a pessoa que consome esta carne.

Bem, acredito que não faz bem nenhum comer figado, mas, essa é a minha opinião ,faça a sua pesquisa, consulte seu médico, uma nutricionista e tire suas conclusões.

Quase todas as pesquisas que fiz dizem que o consumo excessivo de fígado pode piorar problemas como gota e colesterol alto, além de poder prejudicar o desenvolvimento do feto durante a gravidez.

Alimentação para doenças do fígado
Como faço tratamento para o fígado ,fica aqui uma dica de alimentos que consumo para o bom e perfeito andamento do meu figado.

Assim, o que comer nas doenças do fígado inclui alimentos de fácil digestão, como:
  • Peixe grelhado;
  • Frango cozido sem pele;
  • Saladas;
  • Gelatina;
  • Frutas sem casca e, principalmente, cozidas;
  • Arroz branco;
  • Legumes e verduras, especialmente os de folhas verde-escuras.
Além disso, é importante 
O que não comer nas doenças do fígado inclui:
  • Alimentos gordurosos;
  • Refrigerantes;
  • Frituras;
  • Doces;
  • Café;
  • Condimentos;
  • Carnes vermelhas;
  • Ovos fritos
  • Enlatados, embutidos e enchidos.

É IMPORTANTE FAZER EXAMES PERIÓDICOS , PARA EVITAR DOENÇAS NO FIGADO TIPO:
steatose hepática, também conhecida como fígado gorduroso ou fígado gordo, é uma condição que, como o próprio nome diz,  ocorre por acúmulo de gordura no fígado e evitar doenças piores a ex de cancer e a esquistossomose.
( Meu problema era steatose , mas graças a Deus estou curada. )

FIGADO SADIO E FIGADO DOENTE


Espero que tenham gostado da matéria ,deixe seus comentários por favor, fiquem a vontade.

Sandra L.Stabile Queiroz
Contato : almabrasileira1999@gmail.com



     O FIGADO DE BOI
FIGADO DE BOI DOENTE

O fígado de boi é um produto alimentício nutritivo e rico em vitaminas, e recentemente foi classificado como um dos “super-alimentos”, recomendados para serem incluídos em nossa alimentação. Este contém diversos tipos de vitaminas essenciais ao bom funcionamento do organismo como a A, B12, B5, B6 e C, além de compostos como cobre e zinco. 
As vitaminas B são vitais para a produção de energia, processam carboidratos e quebram o glicogênio, principal reserva energética nas células animais. Já a vitamina A ajuda no sistema imunológico, juntamente com o zinco e a vitamina C, que são encontradas em alto grau no fígado de boi. Essas vitaminas agem como anti-oxidantes e nutrientes que darão suporte à imunidade, destruindo os radicais livres, que podem gerar até câncer. O cobre, presente no fígado, contribui consideravelmente para a recuperação dos tecidos lesados, e atua também como anti-oxidante.

          É fato que desde pequeno, escutamos nossos pais falarem: “Filho, coma fígado, faz bem para a saúde”. E depois de mostrar todos esses benefícios vocês ainda tem dúvida disso?
Pois bem, não tenham tanta certeza disso!



Outros  tipos de doença que afetam fígado 
esquistossomose, doença de chagas, leishmanioses.
http://metabolizandoconhecimento.blogspot.com.br/

Essa doença atinge muitas pessoas por ano e que acomete o fígado.Considerada a segunda doença parasitária mais devastadora do mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a esquistossomose afeta quase 240 milhões de pessoas no mundo, e mais de 700 milhões de pessoas vivem em áreas endêmicas, e no ano de 2011 infectou mais de 63 mil brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. E como vimos acima é uma doença negligenciada, já que está diretamente relacionada às condições de vida das famílias e afeta principalmente populações socialmente vulneráveis, com baixo nível de escolaridade e renda.

A alimentação para doenças do fígado é muito importante no tratamento de qualquer doença hepática, pois ajuda na regeneração das células do fígado e faz com que fígado continue a exercer a sua função de converter os alimentos em energia e desintoxicar o organismo.


    A esquistossomose, também chamada de bilharzíase, é uma infecção causada por um trematódeo pertencente ao gênero Schistosoma. No Brasil, esta doença é causada pela espécie Schistosoma mansoni  e tem como seu hospedeiro definitivo o homem, necessitando de um hospedeiro intermediário, o caramujo, para completar seu ciclo evolutivo. A doença chegou às Américas Central e do Sul provavelmente com os escravos africanos e ainda hoje atinge vários estados brasileiros, principalmente os do Nordeste.


        A infecção ocorre quando a pele entra em contato com a água doce contaminada com o parasita. Quando uma pessoa infectada urina ou defeca na água, ela contamina o líquido com os ovos de Schistosoma. Esses ovos eclodem e invadem os tecidos de caracóis que vivem naquele lago ou rio. Os parasitas então crescem e se desenvolvem no interior dessas lesmas. Após crescerem, os parasitas deixam o caracol e penetra na água.

Causas do acúmulo de gordura no fígado. Clique no link abaixo.




Fontes:

http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=528
http://pt.wikipedia.org/wiki/Glicog%C3%A9nio
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/4992-dispense-o-bife-de-figado-para-combater-anemia

http://sustentaveleorganico.blogspot.com.br/2012/03/figado-afinal-figado-faz-bem-ou-faz-mal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.Deixe seu recado.